Idade cronológica e idade corrigida do bebê prematuro


A chamada "idade cronológica" é a idade real do bebê, ou seja, o tempo de vida dele depois do nascimento. Já a "idade corrigida" é a idade ajustada ao grau de prematuridade do bebê prematuro em comparação ao tempo de uma gestão de um bebê a termo (40 semanas).

Por exemplo, um bebê nascido com 32 semanas e com um mês (4 semanas) cronológico, tem idade corrigida de 36 semanas – que é a soma da idade gestacional (32 semanas) ao tempo em semanas após o nascimento (4 semanas).

Idade corrigida ajuda a medir desenvolvimento do bebê prematuro

A idade de todo bebê prematuro deve ser corrigida, porque o desenvolvimento pode ser diferente do padrão típico de crianças nascidas com idade gestacional superior a 37 semanas. Isso porque essa informação é usada para avaliar de forma mais adequada o desenvolvimento físico, intelectual e comportamental do prematuro.

Vale a recomendação de manter o acompanhamento com o seu pediatra de confiança, para que ele possa investigar qualquer sinal de alerta no crescimento e desenvolvimento do seu bebê prematuro e, então, encaminhá-lo a um especialista se necessário.

Referências