Quem é considerado um bebê prematuro?


O bebê prematuro é a criança nascida antes das 37 semanas de gestação completas – de acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os prematuros podem apresentar algumas complicações de saúde devido ao nascimento antes do tempo. Mas, graças aos avanços na medicina e aos cuidados especiais com esses pequenos pacientes, o bebê prematuro tem muitas chances de se desenvolver normalmente.

Como é classificado o bebê prematuro?

Prematuro extremo – bebês nascidos antes de 28 semanas de gestação;

Muito prematuro – são bebês nascidos entre 28 e 32 semanas de gestação;

Prematuro moderado a tardio – são bebês nascidos entre 32 e 36 semanas de gestação.

Como pode ocorrer o parto do bebê prematuro?

Eletivo – nesse caso, a gestação é interrompida por decisão médica por conta de uma complicação para a saúde da mãe. Como, por exemplo, hipertensão grave (eclâmpsia) e deslocamento de placenta. Ou devido a complicações com o bebê, como sofrimento fetal.

Espontâneo – o trabalho de parto é espontaneamente prematuro, o que pode acontecer por diversos motivos. Neste caso, quanto maior a quantidade de complicações que ocasionaram o nascimento antecipado, mais complicações o bebê terá.

Quais são as características do bebê prematuro?

O bebê prematuro geralmente apresenta as seguintes características:

  • Tamanho pequeno;
  • Baixo peso ao nascer;
  • Pele fina, brilhante e rosada e, às vezes, coberta por lanugo (pelugem fina);
  • Pouca gordura sob a pele e veias visíveis;
  • Orelhas finas e moles;
  • Cabeça grande e desproporcional em relação ao corpo;
  • Músculos fracos e atividade física reduzida;
  • Respiração irregular.

Além disso, alguns bebês prematuros podem ter a saúde fragilizada no momento do nascimento e apresentar algumas complicações, tais como cardiopatia, retinopatia, problemas neurológicos e autismo.

Quais são os cuidados para a sobrevivência do bebê prematuro?

Após o nascimento, o bebê prematuro necessita de cuidados especiais e pode ser internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN), que conta com os principais recursos (especialistas e equipamentos) necessários para que as funções vitais do bebê se desenvolvam corretamente.

Referências