Especialistas que acompanham a saúde do bebê prematuro na UTI Neonatal


Por conta do nascimento prematuro, pode ser necessário que o bebê tenha um acompanhamento de diversos especialistas mais intenso, seja logo após o nascimento (na UTI Neonatal), ou ao longo da infância. Saiba onde procurar ajuda de especializada para o desenvolvimento do bebê prematuro:

Neunatologista – é responsável pelos primeiros cuidados com o recém-nascido e por avaliar as condições de saúde do bebê prematuro.

Pediatra – profissional que acompanha o prematuro assim que ele sair da UTI Neonatal e durante a infância.

Enfermeiro – profissionais que estão ao lado do bebê prematuro, acompanhando a todo o momento os sinais vitais, trocando as fraudas, dando banho, alimentando etc.

Nutricionista cuida da dieta do prematuro e define quais são as melhores opões de alimentação para o prematuro em termos de volume, diluição e frequência.

Fisioterapeuta identifica problemas referentes à movimentação do bebê prematuro e estimula a parte motora e respiratória, para amenizaras sequelas.

Cardiologista – identifica problemas cardíacos no prematuro e conduz, realiza e acompanha os resultados do tratamento, caso seja necessário.

Oftalmologista avalia e trata problemas oculares.  Pode ser necessário acompanhamento com esse especialista após o bebê prematuro ter alta da UTI Neonatal.

Neurologista pediátrico é especializado na saúde do sistema nervoso e acompanha o desenvolvimento neurológico e o tratamento do prematuro.

Pneumologista pediátrico é especializado na parte respiratória do bebê prematuro, identifica condições como displasia broncopulmonar, rinite, sinusite e asma e acompanha o tratamento.

Gastroenterologista pediátrico cuida da saúde digestiva do prematuro e orienta qual o melhor tratamento para o bebê, caso seja necessário.

Especialistas que acompanham o bebê prematuro na UTI Neonatal e depois

Psicólogo na UTI Neonatal é o responsável pela humanização do atendimento, ao cuidar da saúde mental da família durante a internação e estimular o vínculo entre os pais e bebês nesse período. E durante o crescimento do bebê prematuro, pode oferecer suporte emocional para a criança e para os pais.

Fonoaudiólogo na UTI neonatal, trabalha a estimulação oral do bebê prematuro, para que ele aprenda a coordenar sucção-deglutição-respiração e, assim, consiga se amamentar normalmente. Também pode ajudar com problemas de linguagem, fala, comunicação cognitiva e distúrbios de deglutição ao longo do desenvolvimento da criança.

Referências