Higiene do bebê prematuro


A frequência do banho do bebê prematuro depende do peso dele. A higiene do bebê prematuro com menos de 1,5kg, por exemplo, deve ser feita em dias alternados. Mas, com o crescimento do bebê, o banho deve ser dado todos os dias.

Hora do banho - passo a passo para a higiene do bebê prematuro

  1. Lave as mãos e deixe toalha, sabonete, roupa e fralda já separados;
  2. Confirme se a água não está quente demais, testando a temperatura com os punhos;
  3. Com o bebê ainda vestido, lave suavemente o rosto do pequeno, sem sabonete;
  4. Seque com a toalha e limpe as pregas das orelhas com um pano;
  5. Tapando o ouvido do bebê com os dedos, lave a cabeça com shampoo ou sabonete;
  6. Enxágue e seque a cabeça do bebê suavemente;
  7. Tire a roupa do bebê e o coloque delicadamente na banheira com água morna, apoiando as costas do bebê no seu braço e lave o bebê com sabonete;
  8. Seque as ‘dobrinhas do bebê’ cuidadosamente e vista o pequeno com roupas confortáveis e que permitam o movimento dele.

Pode ser que, durante o banho, o prematuro se sinta desprotegido e comece a chorar. Converse com ele para acalmá-lo. Aproveite a interação que a hora da higiene do bebê prematuro proporciona para estreitar o laço de confiança.

Higiene do bebê prematuro – cuidados com os genitais

Ao fazer a limpeza do pênis do bebê, não retraia a pele da ponta com força, porque isso pode machucar a região e, ao limpar a vagina, afaste os grandes lábios para retirar delicadamente os resíduos que se acumulam. Faça a limpeza sempre no sentido da frente para trás.

Higiene do bebê prematuro - cuidados com o bumbum

Como a pele do bebê prematuro é mais fina e sensível, é mais fácil de adquirir assaduras. Por isso, a fralda deve ser trocada com mais frequência. A cada evacuação do bebê, o bumbum deve ser limpo com água e sabonete e deve ser mantido seco. Uma dica: banhos de sol no bumbum pode ajudar a pele a ficar mais resistente.

Higiene do bebê prematuro - cuidados com o umbigo

O coto umbilical é uma pequena porção do cordão umbilical que demora, em média, uma semana para secar e cair, podendo, em alguns casos, demorar um pouco mais. Essa região do bebê deve ser mantida seca para evitar infecções e deve ser limpa todos os dias, após o banho e a troca de fraldas.

Antes de começar a limpeza do coto umbilical, higienize suas mãos com água e sabão. Levante o coto com uma das mãos e com a outra, faça a limpeza da base do coto. Para isso, use gaze, algodão ou cotonete embebido em álcool a 70 por cento.

Não use faixas nem gaze para cobrir essa região, porque isso pode causar irritações, inflamações e acúmulo de secreções.

Referências