Lugares cheios são perigosos para bebês prematuros


Bebês prematuros são mais vulneráveis aos vírus e microrganismos que estão no meio ambiente
. Mas você pode diminuir os riscos, basta seguir alguns procedimentos bem simples.

Primeiro, sempre tenha em mente que qualquer bebê é frágil e precisa de cuidados especiais. No caso de bebês prematuros, eles são ainda mais frágeis do que bebês nascidos a termo. Ou seja, bebês prematuros têm a propensão de contrair infecções mais sérias - principalmente as infecções do sistema respiratório e, entre elas, as infecções causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR).

  • Bronquiolite - é uma infecção aguda, que provoca chiado no peito e dificuldade respiratória principalmente em crianças menores de dois anos de idade;
  • Pneumonia - é a infecção dos pulmões e de suas menores porções, que são chamadas de alvéolos.

Mantenha os bebês prematuros protegidos

A hora de o bebê ir para casa é sempre festejada pelos familiares e amigos. Afinal, foram algumas semanas e até meses no hospital. Por isso, é normal que todos estejam afoitos para fazer visitas e brincar com o bebê. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados fundamentais nessa fase.

Lave bem as mãos antes de ter contato com o bebê - os pais e as visitas chegam da rua com as mãos cheias de vírus e bactérias que podem ser nocivas para a criança;

Evite lugares cheios - são ambientes infestados de microrganismos que podem causar sérias infecções no prematuro;

Cheque as vacinas das visitas - pode parecer estranho, mas é importante, em se tratando de um ser extremamente frágil como o prematuro. Além de limitar o número de visitas, certifique-se de que os visitantes ou mesmo as pessoas que trabalham na sua casa estão em dia com a vacinação.

Conteúdo relacionado no site Prematuro

Referências