Problemas de saúde mais comuns no prematuro

Por conta do nascimento precoce, os bebês prematuros estão sujeitos a uma série de complicações. O sistema imunológico não está maduro e vários órgãos ainda não estão preparados para funcionar perfeitamente, o que faz com que eles sejam mais suscetíveis a uma série de problemas.

Síndrome do desconforto respiratório - ocorre porque o pulmão do prematuro, ainda não desenvolvido, não produz surfactante suficiente, que é uma substância que permite que os pulmões se expandam e se contraiam.

Apneia e bradicardia - a apneia é uma pausa na respiração do bebê e pode causar uma diminuição dos batimentos cardíacos (bradicardia).

Retinopatia - doença ocular causada pelo fato de a retina ainda não estar completamente desenvolvida e que pode levar à cegueira.

Displasia broncopulmonar - como os pulmões dos prematuros ainda não estão totalmente desenvolvidos, muitos bebês precisam de oxigênio por semanas ou meses ocasionando lesões nas estruturas pulmonares

Icterícia - ocorre por causa da elevação de uma substância chamada bilirrubina no sangue Pode acometer qualquer criança, prematura ou não. São de dois tipos:

  1. Icterícia patológica – ocorre dentro das primeiras 24h após o nascimento. Pode se originar de condições como incompatibilidade sanguínea, anormalidades hepáticas, biliares ou metabólicas ou infecção;
  2. Icterícia fisiológica – Normalmente inicia após as primeiras 24 horas de vida e apresentam evolução mais favorável que a icterícia patológica.

Anemia - os glóbulos vermelhos se encontram em número muito baixo no sangue

Redução no tônus do pescoço - no caso de problemas neurológicos que causam redução no tônus do pescoço, a criança pode ter, ao sentar, problemas de respiração ou até apneias. Então, ao transportar o bebê, a maneira mais segura é levá-lo deitado ou com o pescoço corretamente apoiado.

Por causa de todos os problemas de saúde que o bebê prematuro pode estar sujeito, os pediatras e os obstetras normalmente trabalham em conjunto com um neonatologista, que é um pediatra especializado em recém-nascidos. Então, esclareça todas as suas dúvidas com a equipe que tratou do seu bebê prematuro no hospital para levá-lo para casa com segurança.

Conteúdo relacionado no site Prematuro

Referências